SDS promove palestra sobre medidas socioeducativas para adolescentes

Evento serviu para estimular a formação profissional
Secom

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) promoveu na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), uma palestra sobre medidas socioeducativas para os adolescentes que cumprem este tipo de sentença por determinação da Vara da Infância e do Ministério Público. A atividade foi ministrada pelo secretário Jamil Ocké, pela diretora do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Ilhéus, Sayonara Machado, e pelo empresário Rômulo Nunes.

A palestra teve por objetivo informar os jovens sobre a necessidade da formação profissional como instrumento de cidadania. Saynora Machado falou para os adolescentes sobre a importância da organização dos documentos sempre atualizados, e do cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para a conquista da primeira ocupação.  Já o empresário Nunes, estimulou os jovens a nunca desistirem dos sonhos e buscarem motivação para realizá-los. “Vocês devem priorizar todas as oportunidades que lhes forem oferecidas”, comentou.

Durante o evento, o secretário Jamil Ocké informou que através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a SDS irá ofertar, 40 vagas para o curso de Encanador Instalador Predial, que será realizado na sede do programa.

De acordo com Ocké, essas são áreas promissoras no município. “A crescente construção de prédios e empreendimentos na cidade vai aumentar a demanda por profissionais qualificados para a realização deste serviço”, observou. O secretário também informou que a SDS promoverá outras oportunidades. “Esse é o primeiro de muitos cursos que serão ofertados pela secretaria a este público que precisa da formação profissional também como uma forma de reinserção na sociedade”.

Creas – Localizado na Av. Uberlândia nº 555, no bairro do Malhado, o Creas Medidas Socioeducativas conta hoje com cerca de 89 adolescentes que estiveram em confronto com a lei, e cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida.

O programa do Governo Federal oferta serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).

O serviço ofertado por este programa busca auxiliar na recuperação e resgate de jovens infratores e incentivar a população a combater o consumo de drogas, na adolescência, e a marginalização. As atividades exercidas pelo Creas devem ser desenvolvidas de modo articulado com toda rede socioassistencial além de órgãos da defesa de direitos e das demais políticas públicas.